Vamos substituir?

In alimentaçãoby LucyDeixe um comentário

Achocolatado x Cacau em pó

Os achocolatados contém cerca de 70% de sacarose ou de outros açúcares acrescentados em sua composição e cerca de 30% de cacau em pó. A sacarose ou glicose que são os ingredientes mais utilizados nestes produtos, são açúcares de muito fácil absorção, produzem um índice glicêmico muito grande na corrente sanguínea que não será “queimado” rapidamente e ficará estocado no corpo na forma de gordura corporal acarretando em ganho de peso, aumento dos triglicerídeos, aumentando os níveis de LDL (colesterol ruim) e a diminuição dos níveis de HDL (colesterol bom). Já o cacau em pó é um alimento rico em vitaminas (como vitamina C e vitamina E) e minerais (como cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio), além de conter boas quantidades de fibras. Contém flavonóides ( prebiótico, antioxidante) auxilia no funcionamento do intestino e previne o envelhecimento precoce. Também têm triptofano  que produz serotonina e fenilalanina (neurotransmissores responsável pelo bem estar e humor).Vamos comer cacau !

Embutidos x Carnes Magras

Os embutidos em geral como salames, presuntos, salsichas são produtos fabricados, eles possuem substâncias como nitrito e nitrato, que alguns estudos já associam a causadores de problemas do trato digestivo. A longo prazo, eles têm um potencial de formar cânceres, associados principalmente aos aditivos químicos em sua composição. Além disso, podem estar relacionados ao aumento da pressão arterial, por conta do alto nível de sódio, e a doenças cardiovasculares, por conter muita gordura. Carnes magras, como frango e peixes como o atum, são ótimas opções para substituir os embutidos, principalmente na preparação de sanduíches.A carne é fonte de proteína, portanto muito importante para o nosso corpo. É um alimento que não tem substituto e contém vitaminas que não são encontradas em nenhum outro.A carne faz mal quando é consumida em excesso e quando os cortes são mais gordos, pois são ricos em gordura saturada e colesterol. Carnívoro sim!

Temperos Industrializados x Temperos Naturais 

Os temperos industrializados são muito perigosos, podendo provocar elevação da pressão arterial, risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), diabetes, ganho de peso, além de sobrecarregar o funcionamento renal e prejudicar a função neurológica.
Em média, a quantidade de sódio em um tablete ou uma colher (chá) desses temperos industrializados é de 1,4g, ou seja, 70% da quantidade de sódio indicada para um adulto por dia. Além do grande excesso de sódio presente em apenas um tablete ou sachê, contém corantes, que podem causar alergias e glutamato monossódico que é um realçador de sabor que afeta, principalmente, as células nervosas, causando alto grau de toxicidade no sistema corporal .Existe uma vasta lista de especiarias naturais que podemos usar nessas receitas caseiras: alecrim, tomilho, cravo da Índia, pimentas, manjericão, louro, coentro, alho, cebolinha, alho porró, sálvia, açafrão, curry, salsa, cebola, noz-moscada, orégano, entre muitos outros. Esses temperos, em sua maioria, possuem ação anti-inflamatória, antioxidante e propriedades funcionais, além de serem fontes de vitaminas e minerais.

Margarina x Manteiga

Chegou a vez das queridinhas dos pães e torradas que tanto amamos nos cafés. As margarinas grandes vilãs em sua fabricação passam por um processo químico para ficar sólida – a hidrogenação – que gera as chamadas gorduras trans, que aumentam o LDL e ainda diminuem o “colesterol bom”, o HDL.  A margarina é um produto artificial, rico em gordura e cheio de aditivos já a manteiga é originada a partir do leite em um processo natural de manuseio que a deixa sólida como conhecemos.Tanto gorduras saturadas, quanto insaturadas oferecem benefícios e malefícios à saúde e ambas possuem tais gorduras em sua composição. Há estudos que digam os males que as duas  ocasionam no organismo como doenças cardiovasculares e processos cardiovasculares. Na dúvida em qual utilizar, procure maneirar em qualquer uma das opções.

Deixe um comentário

avatar