Alimentos campeões de SÓDIO

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A quantidade recomendada de sódio é de até 5 gramas de cloreto de sódio. Infelizmente, no Brasil o consumo médio de cloreto de sódio é de 12 gramas por pessoa (sim, ao ver esse dado meus olhos se arregalaram), muito acima do recomendado! O sódio sendo consumido em sua quantidade recomendada é um componente vital para o corpo, ajudando a equilibrar a quantidade de água no organismo e a falta dele no organismo pode levar a dor de cabeça, desidratação intensa, fraqueza muscular, vômitos, diarreias e até mesmo a arritmia cardíaca. Mas ainda temos muito o que aprender sobre como fazer o consumo consciente do sal de cozinha em nosso dia a dia. Assim como tudo na vida não pode ser em excesso! Praticamente 100% dos produtos industrializados têm grandes quantidades de sal em sua composição, isso compromete ainda mais o controle de quanto ingerimos e aí começam os problemas.

Separei pra você uma pequena (pequena mesmo!) listinha com produtos que possuem grandes quantidades de sódio. Dá uma olhada no estrago abaixo e me diga se você consome algum desses itens no seu dia-dia:

MACARRÃO INSTÂNTANEO 

Vamos começar com ele pois sei que muita gente consome, e aposto que você que está lendo já deve ter pensado em alguém que adora um lámen de almoço ou janta, isso se esse alguém não for você mesmo! Aproveita e mostra isso pra essa pessoa:

Porção de lamen: 85gr ( já com o sachê de tempero)
Quantidade de sódio por porção: 2700mg

Os lámens por si só contém uma quantidade tão grande de sódio que uma pessoa hipertensa ou cardíaca deveria comê-lo dentro da ambulância! rs Brincadeiras à parte, na verdade nem deveria consumir.Rs

BACON

Muito gostoso, crocante, no lanche ou por cima daquela batata frita com cheddar é melhor ainda! O querido bacon hoje é aliado de alguns tipos de dietas como por exemplo a Cetogênica, descrito nelas como ‘’gordura boa’’ da dieta. Mas é claro que tudo em excesso é saturante para o organismo e faz mal. O bacon saboroso tem uma grande quantidade de sódio por ser tbm um tipo de carne processada.Você pode ver muitos estudos científicos e matérias na rede que abrem controversas dos malefícios do bacon. Na dúvida de ambos, seja neutro e consuma moderadamente ok?

Porção: 100gr
Quantidade de sódio por porção: 830mg

SHOYO

Muitos não sabem como o shoyo é produzido, mas o processo artesanal de fabricação desse produto maravilhoso oriental demora até 2 anos para ser concluído pois ele passa por etapas de fermentação e envelhecimento naturais como os destilados para adquirir as cores e aromas específicos. Por esse motivo, podemos imaginar que o shoyo produzido aqui no Brasil não é nem de longe produzido da mesma maneira que suas técnicas tradicionais, isso demanda mais componentes químicos e sódio para adiantar a fabricação e dar cores e sabores similares. Só para você ter idéia, de acordo com um estudo da Food Standards Agency as altas temperaturas usadas na produção em alta demanda do shoyo favorecem o surgimento de substâncias químicas no shoyo tornando-os cancerígenos. Resumindo, vamos diminuir tá?

Porção: 01 colher de sopa
Quantidade de sódio por colher: 902mg (Se parar para analisar o shoyo deveria estar em primeiro lugar na lista comparado a quantidade)

SALSICHAS

Aquele hot dog do Zé do food truck nunca será o mesmo depois de vc ver essa informação. Já ouviu aquela frase ”A cada salsicha consumida, você vive 15 minutos a menos”. Chocados estamos, mas me surpreendi ao ver que a salsicha dos males nem é tão ruim quanto os três itens acima referente ao teor de sódio. Sinceramente não vou entrar na questão que a salsicha é composta por nitratos e nitritos cancinogênicos, alcatrão da fumaça do carvão que mutam nosso DNA, corantes artificiais que podem vir de plásticos ou celulose e outras coisas tóxicas que a deixam com aquele sabor autêntico e saboroso! Rs

Porção: 50gr
Quantidade de sódio por porção: 551mg

PIZZA DE CALABRESA

Bom, entramos em um ponto interessante de análise do sódio nesse item, pois não só a calabresa possui um grande teor de sódio como também a massa da pizza. Vamos calcular por fatia (aproveita e me manda ½ de mussarela…rs). Somos fãs de pizza sim, mas embutidos são bombas carregadas de sódio e alguns estudos já associam a causadores de problemas do trato digestivo e outros diversos problemas cardíacos. A longo prazo, eles têm um potencial de formar cânceres por grandes quantidades de químicos em sua produção. Cautela no consumo e vida longa e próspera.

Porção por fatia
Quantidade de sódio por fatia: 620mg

Espero que essa pequena lista de alimentos tenha dado à você uma ideia de como o nível de sódio presente no corpo influencia diversos tipos de reações metabólicas levando a complicações de saúde. Então você, menino ou menina, tome cuidado e olhe bem o que está colocando em seu carrinho de compras. Acredito que nossa espécie terá uma evolução absurda nas próximas décadas e que as pessoas viveram muito mais que nossos avós que vivem hoje em torno dos 100 anos por exemplo. Acredito, que a busca pela vida saudável e bem estar está aumentando pelo ser humano e aos poucos estamos criando a consciência de que viver sem excessos causará os benefícios de uma vida longa, com mais disposição e mais saúde. É isso que quero, saber que nossos filhos e netos terão a possibilidade de viver 150, 200 ou mais anos, resultante do que fizemos e estabelecemos com a conscientização do saudável nos dias atuais.

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