chicara cafe e graos de cafe

Café: 10 beneficios para a saúde

In alimentação, Dicas da Lucyby LucyDeixe um comentário

Cheiro de café no ar!

Olá amigos e clientes!
Como muitos de vocês já me fizeram essa pergunta, resolvi fazer um texto com alguns dos benefícios do café para a nossa saúde.

Sempre que tomamos café sentimos aquela sensação de energia instantânea, sensação de rejuvenescimento e o frescor fornecido por uma xícara de café é inigualável por qualquer outra bebida. Quem ama café sabe como é bom provar do aroma doce amargo e cor vibrante que apaixona pessoas jovens e mais velhas. Há vários tipos de sementes e aromas, então sempre podemos escolher o sabor de acordo com nosso gosto. Excelente provar um café quente de manhã para receber aquela dose de energia adicional, café frio a tarde para diminuir o calor e a noite para dar aquela impulsionada em nosso sono. Café possuí inúmeros benefícios para nossa saúde quando tomado de forma moderada, ajuda no corpo e na alma.

cafe-01

Vamos dar uma olhada nesses benefícios!

Beneficios Nutricionais

Com praticamente 0% de calorias, e se constitui com cerca de 95% de caféina.

Os minerais que podemos encontrar:
Sódio, tiamina, Niacina, Ácido fólico, Fósforo, Magnésio, Manganês, potássio e riboflavina.

Estudos indicam que podemos encontrar cerca de 1.000 tipos de compostos químicos, além de ser uma ótima fonte de antioxidantes.

Benefícios do Café para Saúde

Reduz o risco de perda de memória: Mostrou-se que pode prevenir a demência o Alzheimer até mesmo Parkinson. Ajuda a bloquear os efeitos do neurotransmissor adenosina. Com o bloqueio desses efeitos inibidores de adenosina, acaba por ajuda a aumentar a eficiência do neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ela ajuda na melhorar o humor e alivia o stress.

Benefícios do café para Diabéticos

Café pode fazer maravilhas para pacientes diabéticos. Contém ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide que auxilia na redução de glicose e insulina. É muito bom para pacientes diabéticos do tipo 2. Contem ácido caféico, que restringe a formação de recursos humanos polipeptídeo amilóide das ilhotas e fica montado como fibrilas amilóides no pâncreas de pessoal com diabetes tipo II.

Benefícios do café na prevenção do câncer

Sim, há propriedades anti-cancerígenas no café. Com á presença de ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Verificou-se que a pessoa que bebe diariamente café reduziu os riscos de câncer de esofágico, cancro da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também pode ser reduzida por sua ingestão. Então, como pode-se ver o Café tem enormes efeitos benéficos sobre o combate a esta grave doença, todos devem consumir uma xícara de café para se manter saudável.

Benefícios do café em proteger o fígado

Sim, o café ajuda a melhorar a eficiência do fígado. Isso reduz o risco de colangite esclerosante primária, que pode levar a cirrose do fígado e insuficiência hepática, em última análise. Também reduz a ocorrência de carcinoma hepatocelular.

Outros Benefícios do Café para Saúde

  • Contém grande quantidade de antioxidantes, o que auxilia no fortalecimento da imunidade, aumenta o metabolismo, que ajuda na queima/eliminação de gordura corporal;
  • A cafeína ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas. Ele também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésicos;
  • Ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas, tais como tempo de reação, memória verbal incidental e raciocínio visuospatial;
  • A ocorrência de cálculos biliares na bexiga pode ser significativamente reduzido pela ingestão de cafeína;
  • A cafeína pode ajudar na prevenção de prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais. Ela estimula o movimento dos músculos, ajudando, assim, na evacuação eficiente;
  • O café contém tanino que pode ajudar a remover a formação da placa e ajuda a melhorar a saúde dental.

IMPORTANTE! Deve-se evitar ferver o café diretamente no fogão. Sem use agua quente através de filtros, prensas, ou cafeteiras especificas. O fervimento pode diminuir as propriedades do café.

Fonte: http://www.saudedica.com.br/

Deixe um comentário

avatar