Há diversos mitos e verdades sobre nossos cabelos que muitas vezes não sabemos o que é verdade ou mentira, um deles é que pessoas que lavam seus cabelos diariamente e dormem com os cabelos molhados “apodrecem” o couro cabeludo.
Vamos lá, para entender um pouco.. Quando lavamos nosso cabelo ou quando ele é manuseado com escovas e pentes enquanto molhados, o fio por estar em um estágio de maleabilidade, apresenta uma maior fragilidade estrutural. Estando molhado, os cabelos devem ser manuseados com maior cuidado para não ocorrer o rompimento dos fios.
Outro fator importante é que diariamente molhados ao dormir não “apodrecem” os fios. Mas o risco para uma colonização de bactérias e fungos é algo possível, ainda mais se o travesseiro em que a pessoa dormir não for exposto ao sol para ter a chance de secar. O ambiente para a proliferação das bactérias é ideial: calor, umidade… Além do mais, com a presença de bactérias no couro cabeludo, a chance do aparecimento de pústulas (espinhas) podem evoluir para um processo inflamatório dos folículos, trazendo dor e sensibilidade no couro cabeludo e além de todos esses riscos ainda podem ocorrer a queda precoce dos fios conhecida como alopécia capilar, e apresentar seborréia ou caspas.
Então, antes de dormir é recomendado que se retire a maior parte de líquido dos cabelos com secador. Assim você evita e não abre espaço para o aparecimento desses problemas para seus cabelos.
Se você deseja receber nossa dicas ou saber mais sobre algum tema entre em contato ou deixe seu comentário que responderemos suas dúvidas,