A diluição de uma pequena quantidade de água sanitária em água potável elimina o coronavírus (Covid-19) de qualquer superfície contaminada. A mesma solução também elimina qualquer outro vírus já conhecido.
A informação é de Jorge Macedo, bacharel em Química Tecnológica, doutor em Ciência e especialista em desinfecção química e tratamento de águas e efluentes.
Em parceria com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Conselho Federal de Química, Jorge lançou um Manual Técnico, que ensina como podemos enfrentar a pandemia de coronavírus.
O manual técnico explica como utilizar a água sanitária com eficácia e, sobretudo, segurança.
Com uma maior ou menor concentração, é possível dar diferentes usos ao produto. Recomenda-se apenas que a água sanitária tenha um princípio de cloro ativo entre 2 a 2,5%.
Modo recomendável de preparo
Com 25 ml do composto químico – metade da medida de um copinho de café, dissolvido em 1 litro de água, é possível obter uma solução diluída para eliminar o coronavírus de superfície de mesas, maçanetas, chaves, embalagens e produtos trazidos do supermercado, por exemplo.
Com 50 ml diluídos em 1 litro, é possível eliminar o coronavírus de pisos, áreas abertas ou solas de sapato. Devido à concentração, se recomenda o uso de luvas no manuseio.
Em um momento em que embalagens de álcool em gel são cada vez mais raras nas prateleiras e boa parte da população não tem acesso ao produto devido ao alto preço (onde ainda há disponíveis), Jorge afirma que a receita de 25 ml de água sanitária para 1 litro de água também pode ser usada nas mãos, na falta de álcool gel ou água e sabão.
“Nesse caso, claro, a frequência de uso tem de ser menor porque, pra algumas pessoas, a solução pode causar ressecamento nas mãos e dermatites. Mas quanto à segurança do procedimento não existem dúvidas”, afirma o químico.
“Basicamente, temos como utilizá-las no pano umedecido, ou com borrifador, desses usados para molhar pequenos vasos de plantas”, conclui.
Fonte: Conselho Federal de Química e website razoesparaacreditar.com