Image

O que é?


A naturopatia é considerada uma terapia integrativa onde combina terapias naturais, tradicionais e modernas, sendo considerada, não apenas uma terapia, mas uma filosofia de vida.

A Naturopatia tem como foco não na doença, mas sim no doente. Seu principal objetivo é prevenir, identificar a causa essencial das doenças ou dos desequilíbrios. Além disso, tem como perspectiva um olhar holístico do ser humano, onde ele é visto e tratado como um todo (físico, metal, emocional, astral, social, ambiental e etc.). A naturopatia acredita na capacidade de auto cura, através de tratamentos naturais, o corpo reage a estes estímulos, reequilibrando-se. Desta forma reestabelecendo novamente saúde e bem-estar. As terapias são: Auriculoterapia Chinesa, Reflexologia podal, Florais de Bach, Fitoterapia, Aromaterapia, Cromoterapia.

Image

Refloxologia podal


A Reflexologia Podal faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e pode auxiliar na prevenção e no tratamento de algumas patologias. É uma técnica de massagem que utiliza a pressão em determinados pontos específicos dos pés, aos quais correspondem regiões, órgãos e vísceras do corpo humano. De acordo com o grau de desconforto (dor) experimentado nos pontos pressionados, é possível detectar quais partes do corpo estão em desequilíbrio. A reflexologia podal pode ser utilizada em adultos, crianças e até mesmo bebés.

Os benefícios da reflexologia podal são diversos, auxilia no reequilíbrio da sua saúde metal e principalmente contribui na eliminação da fadiga física. A reflexologia podal também ajuda a estimular o nosso sistema imunológico e também é excelente na eliminação de toxinas através da diurese.


Image

Auriculoterapia


A auriculoterapia é um sistema independente da acupuntura, sendo considerada uma especialidade dentro da Medicina Tradicional Chinesa. Através da auriculoterapia podem ser tratadas cerca de 200 enfermidades. A auriculoterapia funciona através da utilização de pontos no pavilhão auricular para tratamento de diversos sinais e sintomas comuns em diferentes enfermidades, atuando de forma holística (físico, mental e emocional) no paciente. Esses pontos podem ser estimulados por agulhas, sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho etc.

Image

Florais de Bach


Os Florais de Bach têm como objetivo buscar o equilíbrio das emoções do paciente. Cada um dos 38 remédios descobertos pelo Dr. Bach representa e serve para equilibrar uma determinada característica ou estado emocional específico. Cada um de seus remédios está associado a uma emoção humana básica, por meio da diminuição do estresse, ansiedade, ciúmes, apego, depressão e sentimentos desagradáveis, muitas vezes desencadeados pela vida moderna e suas cobranças, a cura do estado emocional tem efeitos benéficos e consequências em outros níveis: uma vida emocional equilibrada e uma personalidade harmoniosa permitirão ao corpo encontrar seu estado de saúde e bem-estar natural. Todos os remédios elaborados segundo a filosofia dos Florais de Bach são preparados a partir de flores, arbustos ou árvores silvestres. Eles não têm efeitos colaterais nem contraindicações, podendo ser utilizados por todas as idades, até mesmo crianças.

Image

Cromoterapia


A cromoterapia utiliza a cor e a luz para o equilíbrio energético do corpo, e seus diferentes níveis (físico, mental, emocional e astral). A exposição à luz e às cores resultantes da mesma, transformam-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e as próprias células do corpo transmitem ao cérebro, e assim, interpretam de forma específica de acordo com desequilíbrio. A escolha das cores corretas pode devolver o seu equilíbrio natural. Atualmente, hospitais de vários lugares do mundo já utilizam a Cromoterapia em bebês prematuros, com o uso da luz ultravioleta. Além disso, a técnica que usa as cores é reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma das principais terapias complementares.